Calendário

Janeiro 2012
DomSegTerQuaQuiSexSab
 << < > >>
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Anúncio

Quem está conectado?

Membro: 0
Visitante: 1

rss Sindicação

Arquivos

 

No âmbito da disciplina de Área de Projecto as alunas Ana Gameiro, Cátia Ferreira, Diana Moreira, Marina Vieira e Neuza Morganiça do 12º D da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo arriscaram-se a criar e desenvolver um blogue sobre "Alimentos funcionais" e "A qualidade para além da estética - Agricultura Biológica" subtemas do nosso tema de Área de Projecto - "Nutricionismo".
Ao longo do ano iremos, desta forma, desenvolver os subtemas dando asas à nossa imaginação.
25 Maio 2008 

Vantagens:

*      Exploração equilibrada dos recursos dos solos;

*      Preservação do ambiente, já que não existe poluição, quer hídrica quer dos solos;

*      Produção de alimentos, particularmente frutos, com elevado teor nutritivo;

*      Produz alimentos e fibras de forma ambiental, social e economicamente sã e sustentável;

 
*      Preserva a biodiversidade e os ecossistemas naturais;

*      Permite aos agricultores uma melhor valorização das suas produções e uma dignificação da sua profissão, bem como a possibilidade de permanecerem nas suas comunidades;


*      Garante ao consumidor o direito à escolha, na medida em que os produtos de Agricultura Biológica não são irradiados nem geneticamente modificados (OGM), nem contêm resíduos resultantes da aplicação de pesticidas;



*      Não utiliza produtos perigosos nem grandes quantidades de azoto que contaminam os lençóis de água potável, é uma garantia permanente da obtenção de água pura nos tempos futuros;



*      Os produtores agrobiológicos seguem um caderno de normas rigoroso, controlado por organismos de certificação segundo regras internacionais reconhecidas, hoje em dia, pelos governos de inúmeros países.


*       A longo prazo é a única forma de deixarmos uma herança de orgulho às gerações vindouras.
Admin · 171 vistos · 1 comentário
25 Maio 2008 

Desvantagens:

*      Elevados custos de produção;

*
     
Fraca produtividade (em termos de tempo, de produção e quantidades produzidas);

*
     
Menor peso individual dos produtos ( por exemplo, o peso de uma maçã);

*
     
São mais caros que os produtos normais;

*
     
Existem poucos locais de venda destes produtos.
Admin · 162 vistos · 2 comentários
16 Maio 2008 

Ómega 3 previne Alzheimer

Uma dieta rica em ómega 3 pode reduzir o risco de Alzheimer e outras doenças degenerativas. O estudo centrou-se na análise dos hábitos alimentares de mais de 8 mil homens e mulheres com mais de 65 anos de várias cidades francesas ao longo de 4 anos.No início do estudo, “nenhum dos entrevistados apresentava sinais de problemas neurológicos”, mas no fim da pesquisa revelaram - “183 participantes desenvolveram Alzheimer e 98 tinham outros tipos de demência.”.Perante estes resultados, os investigadores concluíram que: as pessoas que consumiam regularmente óleos ricos em ómega 3 - como óleo de canola (sementes de flor amarela), óleo de linhaça (sementes de linho) e óleo de nozes - reduziam em 60% o risco de contrair a doença, comparativamente, com as que não ingeriam esses óleos.Os dados ventilados pela Associação Portuguesa de Familiares e Amigos da Doença de Alzheimer (APFADA) indicam que, em Portugal, o cenário é preocupante: estima-se que, a doença afecta mais de 70 mil pessoas.Um número que, segundo a associação, agravar-se-á, sustentando que, as pessoas vivem mais e, por isso, crescem as probabilidades de a patologia se desenvolver, como todas as outras.Esta doença degenerativa atinge, principalmente, idosos. Caracteriza-se pela morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro, progressiva e irreversível.
Admin · 118 vistos · 0 comentários
08 Maio 2008 

A Vitamina E como preventora dos processos inflamatórios e como agravante num quadro clínico de inflamação

A vitamina E é reconhecida como potencial antioxidante e anti-inflamatório, no entanto, num quadro clínico de inflamação pode agravar o processo inflamatório. De acordo com a investigação brasileira, a vitamina E tem um efeito inibitório na actividade do receptor nuclear PPAR gama - proteínas existentes no núcleo das células e que são importantes na comunicação celular - somente quando administrada em baixa quantidade.Constaram que o efeito anti-inflamatório da vitamina E pode ocorrer por meio do receptor PPAR gama, porém, verificaram que, quando administrada em altas doses, a vitamina não tem efeito sobre a proteína e permite a inflamação.Outro aspecto a destacar é o contributo destes resultados face aos medicamentos que se ligam ao receptor PPAR gama e que são utilizados clinicamente e aceites comercialmente como anti-diabéticos. O próprio estudo começou com a proposta de avaliar o uso desses fármacos no tratamento da diabetes.À Agência FASPEP pretende destacar os efeitos antioxidantes da vitamina E e propor a sua aplicação como um anti-inflamatório que possa ser utilizado de forma mais ampla, inclusive, em doenças provocadas por bactérias e outros microrganismos.
Admin · 87 vistos · 0 comentários