Calendário

Março 2010
DomSegTerQuaQuiSexSab
 << < > >>
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Anúncio

Quem está conectado?

Membro: 0
Visitante: 1

rss Sindicação

 

21 Maio 2008 

Chá verde pode reduzir os riscos de desenvolver cancro oral

O consumo de chá verde entre as mulheres diminuiu o risco de desenvolver cancro oral, uma doença que chega a causar mais fatalidades por número de casos do que o cancro da mama, pele ou cervical. Embora não sendo conclusivos, os resultados vieram suportar a teoria que sugere que o consumo da bebida apresenta uma grande variedade de benefícios para a saúde, incluindo a diminuição do risco de certos tipos de cancro, aumento da perda de peso, melhoria da saúde cardíaca e protecção contra a doença de Alzheimer.Através do financiamento por vários Ministérios do Japão, um grupo de estudo analisou o consumo de chá através de um questionário preenchido por 20550 homens e 29671 mulheres, sendo que no total a idade média dos participantes era de 57 anos. Durante cerca de 10 anos, os investigadores detectaram 37 casos de cancro oral, dos quais 20 morreram, 13 devido à doença, e os restantes 7 pacientes devido a outras causas.Após a análise de diversos factores, os investigadores constataram que as mulheres que consumiam cinco ou mais chávenas de chá verde diariamente apresentavam uma redução de 70% do risco associado comparativamente com as mulheres que consumiam apenas uma ou duas chávenas por dia No caso dos homens não foram observadas quaisquer tendências de protecção contra o cancro oral.Esta pesquisa apresenta ainda algumas limitações, sendo necessários mais estudos epidemiológicos de forma a avaliar a associação entre o chá verde e o cancro oral.
Admin · 78 vistos · 0 comentários
21 Maio 2008 

Sumo de romã no tratamento da impotência

Segundo os investigadores da Universidade da Califórnia, a fruta é rica em antioxidantes que estimulam o aumento da circulação sanguínea nos órgãos genitais do homem, facilitando a erecção.Um estudo sugere que a romã actua de forma semelhante ao Viagra, o conhecido medicamento indicado para a disfunção eréctil, apresentando-se como uma alternativa natural ao fármaco.Foram realizados testes em 53 homens com disfunção eréctil, que beberam 220ml de sumo de romã diariamente durante o período de um mês. Após este tempo, os voluntários fizeram uma pausa durante duas semanas, e retomaram a experiência, desta vez com sumo de outra fruta.Dos 53 homens envolvidos na experiência, 47 afirmaram ter sentido melhorias na sua função eréctil após o consumo do sumo de romã, enquanto 31 dos mesmos notaram que sentiram dificuldades na mesma condição após terem trocado para um sumo de outra fruta.Os investigadores enaltecem a importância de se dar continuidade a este estudo de forma a provar a eficácia do fruto no tratamento da impotência sexual masculina.
Admin · 776 vistos · 0 comentários
19 Maio 2008 

Mel - o melhor contra a tosse

Estudo realizado por investigadores norte-americanos sugere que o mel é o melhor remédio para a tosse. Rreconhecido há séculos pelas suas propriedades terapêuticas, matam os micróbios e actua como antioxidante.Foram analisadas 105 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 18 anos com tosse forte e frequente durante a noite, sendo as mesmas divididas em três grupos.Segundo os cientistas, as crianças que tinham tomado mel demonstraram uma melhoria significativa na tosse nocturna. Enquanto as que tomavam um xarope à base de dextrometorfano demonstraram algumas melhorias, embora inferiores comparativamente às do primeiro grupo. O grupo que foi administrado com o placebo não demonstrou quaisquer melhorias.Outros estudos são necessários, porém os investigadores esperam que se venha a considerar o mel como uma alternativa segura, legítima e barata para o tratamento da tosse infantil.
 
Admin · 403 vistos · 0 comentários
16 Maio 2008 

Pimenta pode ajudar a combater vitiligo

 O Vitiligo consiste numa doença que se caracteriza pela despigmentação da pele, formando manchas acrómicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo, podendo ainda haver despigmentação do cabelo.A piperina, um alcalóide extraído das sementes de Piper nigrum (pimenta preta), pode estimular a pigmentação da pele.Estima-se que o vitiligo atinja uma em cada cem pessoas, sendo que os tratamentos utilizados actualmente sejam à base de corticosteróides aplicados directamente na pele, e fototerapia à base de radiação ultravioleta.No entanto, menos de um quarto dos pacientes respondem positivamente ao tratamento à base de corticosteróides, enquanto que o uso de radiação ultravioleta pode aumentar o risco de cancro no futuro.Recorrendo aos raios ultravioleta, juntamente com a piperina, os investigadores constataram que a pele ficava ainda mais escura, notando uma melhoria bastante significativa em comparação com os raios ultravioleta só por si.A explicação para o fenómeno encontra-se no estímulo da produção de células da pele denominadas por melanócitos, responsáveis pela produção de melanina.Caso se venha a comprovar a eficácia da pimenta no tratamento do vitiligo, o desenvolvimento de um novo tratamento poderá não só apresentar melhores resultados contra a doença, como também reduzir o risco de cancro resultante dos tratamentos à base de radiação ultravioleta.
Admin · 123 vistos · 0 comentários
16 Maio 2008 

Ómega 3 previne Alzheimer

Uma dieta rica em ómega 3 pode reduzir o risco de Alzheimer e outras doenças degenerativas. O estudo centrou-se na análise dos hábitos alimentares de mais de 8 mil homens e mulheres com mais de 65 anos de várias cidades francesas ao longo de 4 anos.No início do estudo, “nenhum dos entrevistados apresentava sinais de problemas neurológicos”, mas no fim da pesquisa revelaram - “183 participantes desenvolveram Alzheimer e 98 tinham outros tipos de demência.”.Perante estes resultados, os investigadores concluíram que: as pessoas que consumiam regularmente óleos ricos em ómega 3 - como óleo de canola (sementes de flor amarela), óleo de linhaça (sementes de linho) e óleo de nozes - reduziam em 60% o risco de contrair a doença, comparativamente, com as que não ingeriam esses óleos.Os dados ventilados pela Associação Portuguesa de Familiares e Amigos da Doença de Alzheimer (APFADA) indicam que, em Portugal, o cenário é preocupante: estima-se que, a doença afecta mais de 70 mil pessoas.Um número que, segundo a associação, agravar-se-á, sustentando que, as pessoas vivem mais e, por isso, crescem as probabilidades de a patologia se desenvolver, como todas as outras.Esta doença degenerativa atinge, principalmente, idosos. Caracteriza-se pela morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro, progressiva e irreversível.
Admin · 51 vistos · 0 comentários

Página precedente  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próxima página