Calendário

Março 2010
DomSegTerQuaQuiSexSab
 << < > >>
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Anúncio

Quem está conectado?

Membro: 0
Visitante: 1

rss Sindicação

 

05 Maio 2008 

Consumo de brócolos para combater os efeitos dos raios ultravioletas

Os brócolos já eram conhecidos pelas suas propriedades no combate a várias doenças, devido a um índice elevado de hidratos de carbono, vitamina C, vitamina A, ácido fólico, cálcio e ferro. O vegetal contém ainda antioxidantes e fibras que impedem o aumento do colesterol, ajudando a regular os níveis de açúcar e de insulina no sangue.Os investigadores revelaram que o extracto das sementes dos brócolos, designado sulforafane, reduz o endurecimento e as lesões da pele, aumentando ainda a produção de enzimas que protegem as células da radiação. É bastante benéfico para o organismo, estando os seus efeitos a ser estudados por diversos grupos de pesquisa, nomeadamente no combate ao cancro.Utilizaram esta substância em seis pessoas, com diferentes doses e em várias partes da pele que havia sido exposta à radiação ultravioleta. Os resultados foram positivos, com uma redução da inflamação da pele em 37% dos casos das pessoas que foram administradas com as doses mais elevadas.

Esta descoberta pode vir a ser bastante importante, especialmente para as pessoas com problemas no sistema imunitário e com risco de vir a sofrer cancro da pele.

Admin · 35 vistos · 0 comentários
01 Maio 2008 

Benefícios do consumo de vinho tinto

Os procionídeos, um dos compostos fenólicos que o vinho contém, podem servir para amenizar os triglicéridos e o colesterol do corpo, e assim para reduzir os riscos de enfermidades cardiovasculares.Na pesquisa foram utilizados procionídeos obtidos de uvas, e por isso os resultados estendem-se ao consumo de vinho, ainda que por enquanto os efeitos tenham sido constatados apenas em laboratório, e o caminho até se comprovem em testes com animais e pessoas deva ser longo.Um grupo de investigadores ingleses descobriu também que existe nesta bebida alcoólica uma substância associada à longevidade, o resveratrol, que pode representar uma nova esperança para os doentes portadores da síndroma de MELAS - Encefalopatia mitocondrial, acidose láctica e de episódios de ataques.Os pacientes portadores desta síndroma não podem converter a comida em energia, o que afecta o cérebro, o coração e os músculos dos seus membros.A investigação que será agora levada a cabo pelos investigadores ingleses, pretende verificar se os resultados apresentados pelos ratos também se registam em seres humanos, comparação esta que será baseada em imagens obtidas através de ressonância magnética e biópsias musculares.Estudos recentes vieram comprovar que uma dieta equilibrada, com uma ingestão de menos 40 por cento das calorias, corresponde a um aumento de 50 por cento na longevidade, o que anima os investigadores e traz uma nova esperança aos doentes com síndroma de MELAS.
Admin · 1465 vistos · 0 comentários
01 Maio 2008 

Os benefícios da cebola para o coração

Algumas pesquisas sugerem que certos flavonóides podem reduzir alguns dos sinais das doenças do coração.Estas pesquisas foram realizadas com base no composto quercetina, um flavonóide amplamente distribuído no reino vegetal, presente naturalmente em vários vegetais e em plantas medicinais como Ginkgo biloba ou Hypericum perforatum.Os estudos verificaram que após estes compostos terem sido absorvidos pelo organismo podem prevenir inflamações crónicas, o que poderá fortalecer as artérias.Os resultados das pesquisas sugerem que em casos de processo inflamatório, o consumo reduzido de flavonóides apresentava um impacto maior.A inflamação é um processo importante para as artérias, podendo causar problemas ao nível do coração, por consequência uma dieta rica em fruta e vegetais aparenta reduzir os riscos dessas condições.
 
Admin · 432 vistos · 1 comentário
29 Abr 2008 

Adoçante versus açúcar

Um estudo realizado em ratos sugere que a sacarina, um tipo de adoçante utilizado em refrigerantes dietéticos, pode provocar um aumento de peso superior comparativamente ao açúcar.De acordo com este estudo, o sabor doce provocado através do consumo de sacarina estimula o sistema digestivo a preparar-se para a ingestão de uma quantidade elevada de calorias. Caso essas mesmas calorias não sejam ingeridas, o organismo pode ficar desregulado, "pedindo" mais comida e queimando menos calorias, o que iria provocar um aumento do peso.Os resultados da experimentação em ratos cobaia indicam claramente que consumir alimentos adoçados com sacarina pode levar a um aumento de peso e da taxa de gordura maior do que o consumo de açúcares calóricos.A indústria alimentar reagiu já a este estudo, rejeitando os resultados da pesquisa. O estudo simplifica em demasia as causas da obesidade, pode ler-se em comunicado, sugerindo ainda que os resultados em humanos podem ser diferentes dos verificados em animais, tornando-se fundamental proceder a uma pesquisa mais aprofundada.
Admin · 134 vistos · 0 comentários
23 Fev 2008 

Frutos e vegetais escuros no combate ao cancro

Estudos efectuados em células humanas revelaram a descoberta de antocianina, os pigmentos responsáveis por uma variedades de cores de frutas, flores e folhas que variam do vermelho ao azul e que, em combinação com o ácido elágico, encontrado principalmente na uva, morango e nozes, desenvolve uma forte prevenção contra certos tipos de cancro. Os cientistas relataram mesmo uma diminuição do crescimento das células cancerígenas nos casos de cancro do cólon, a segunda causa mais comum de mortalidade específica por cancro, após o cancro do pulmão.Quanto mais exótica fosse a planta, mais eficaz seria o seu efeito.

Em cerca de 20% dos casos as células cancerígenas chegaram mesmo a morrer. Pigmentos de antocianina obtidos de certos tipos de cenouras e rabanetes revelaram mesmo uma diminuição das células cancerígenas entre 50 a 80%.

Admin · 166 vistos · 1 comentário

Página precedente  1, 2, 3, 4, 5, 6